Jo 14:6  Jesus nos diz neste texto que Ele é O Caminho, A Verdade e A Vida.

 

Existem três pontos básicos que norteiam a vida do Homem, independente de ele ser cristão ou não: 

  • Um caminho a seguir
    1. O homem quer sabe de onde veio e para onde vai. Independentemente de estar certo ou errado, o homem traça uma linha para a condução de sua vida, um fio que baliza os seus passos em direção aos objetivos que busca alcançar.
  • Uma verdade para crer
    1. Este caminho estabelecido precisa necessariamente estar alicerçado em uma verdade, para que tenha uma razão de ser, para não ser vazio em si.
  • Vida plena e longa, viver para sempre
    1. Este caminhar debaixo de uma verdade deve gerar uma vida tranqüila, plena, abundante, longa e deixar um fruto, um legado.

 E o homem busca satisfazer a estas 3 necessidades.

 

Quando Jesus nos fala que Ele é O Caminho, A Verdade e a Vida, está nos mostrando que Nele nós podemos obter a satisfação para a nossa vida em todos os sentidos.

 

Viver em Jesus é: 

  • Ter um caminho a seguir
    • Um caminho que esclarece a nossa origem em Deus, norteia os limites do nosso caminhar e vislumbra um objetivo claro e perfeito para as nossas vidas. Um caminho onde não há erro ou arrependimento mas que, por ser gracioso, nos perdoa em nossos erros e nos leva ao  arrependimento, se nos mantivermos Nele, é claro.
  • Uma verdade para crer
    • A verdade deste caminho está explícita na vida do próprio Senhor Jesus que, para tornar-se o Caminho, trilhou o caminho tornando-o verdadeiro pela sua própria experiência e existência. Não há verdade fora de Jesus. Em Jesus a verdade é Absoluta, fora Dele ela é relativa, pois depende do pensamento, da cultura, dos costumes, dos pensamentos e correntes filosóficas, etc.
  • Vida plena e longa, viver para sempre
    • Com certeza, estando no caminho e sendo norteado pelas suas verdades, obteremos uma vida plena e longa. Não no sentido humano exclusivamente, mas alçada a um âmbito espiritual de eternidade onde obtemos a certeza de que seremos vitoriosos sobre a morte.
    • Vida plena é uma vida abundante em Deus e de Deus, onde as revelações de Deus nos colocam em um nível mais elevado de experiência com a própria vida.

Jesus é a rocha mas a palavra nos diz em I Pe 2:5 que nós também somos pedras vivas.

Desta forma, edificados como casa espiritual para sermos sacerdócio santo, devemos estar postos como pedras sobre o caminho para que nossas vidas sejam usadas para levar outros Ao Caminho.

 

Tony.